sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Notícia Boa - Minhaj Gedi Farah

Li esta notícia na Folha de São Paulo ontem e achei que poderia dividir com vocês, afinal dividimos tantas coisas que uma notícia destas não poderia deixar de comentar.

Em julho deste ano, as imagens do bebê somali Minhaj Gedi Farah que sofria de desnutrição chocaram o mundo, pois o bebê não pesava mais de 3 quilos com 7 meses de vida. Depois desta imagem horrível da realidade na Somália, o bebê Minhaj Gedi Farah se tornou símbolo da fome no país.
No mesmo mês a ONU decretou fome em cinco zonas da Somália. Minhaj era um dos bebês internados em estado grave no campo de Dadaab, no Quênia, para onde muitos somalis fogem da crise humanitária e da violência.


Esta notícia me emocionou pois além das imagens serem fortes eu particularmente vivi um pouco desta história...calma...vou explicar. Quando morei na Nova Zelândia em 1999, conheci uma africana que era refugiada da guerra na Africa. Seus irmãos e ela foram arrancados dos braços de seus pais e enviados para cada canto do mundo (Canadá e Nova Zelândia). Ela não tinha notícias da família há anos e pediu a minha ajuda para escrever para a Cruz Vermelha para encontrar seus pais, ou saber se eles ainda estavam vivos. Uma irmã vivia com ela em Auckland (NZ) e outro irmão no Canadá. Depois de vários e-mails e meses, conseguimos uma notícia da Cruz Vermelha dizendo que eles estavam vivos e ainda morando na Africa, num campo para refugiados. IMAGINE A MINHA FELICIDADE!! Foi lindo demais poder participar de um momento tão especial na vida de alguém, por isso que esta  história do bebê Minhaj me tocou profundamente.


Bom,....voltando ao bebê...............

O impossível aconteceu.......Minhaj sobreviveu  e graças a ajuda do grupo International Rescue Commitee ele hoje está com 8 quilos.

Desde o início deste ano, centenas de famílias somalis fugiram do país tentando escapar da guerra e da fome.
Cerca de 2 milhões de pessoas ainda não têm acesso à ajuda alimentar na Somália. A ONU apelou por US$ 1 bilhão em ajuda e, até agora, recebeu US$ 779 milhões. A ONU acredita que aproximadamente 160 mil crianças com menos de 5 anos sofrem de desnutrição aguda, muitas delas podem falecer nas próximas semanas. Que bom que pelo menos 1 criança foi salva, mas enquanto escrevo este post, muitas outras estão falecendo. Muito triste. 
Fico feliz em sabe que aquele pequeno menino se tornou um grande lutador, um lutador pela sua própria sobrevivência.

Minhaj Gedi Farah - ANTES - Com 3 quilos e desnutrido
 Algumas semanas depois

Minhaj Gedi Farah - DEPOIS - Hoje com 8 quilos e saudável
Fica a notícia para a gente pensar e repensar na vida. Boa Sexta-feira para todos!!
beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário