quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chá Yê - Uma Nota Sobre a Culinária Chinesa

A Chá Yê é uma pequena empresa fundada pelos queridos amigos Caio Barbosa e João Campos e por acreditarem que todos têm direito a ter o melhor em suas xícaras, eles foram até a China em busca dos melhores. Para acompanhar de perto essa viagem acessem o site http://www.chaye.com.br/.

O Caio é um amigo muito querido e queria dividir com vocês uma das maravilhosas experiências que ele está tendo na China. Beijos Caio.


"Confesso que antes de pisar em solo chinês estava receosos quanto às comidas que encontraria pela frente. Na minha cabeça vinham basicamente duas ideias: a primeira das imagens de baratas e grilos exaustivamente mostradas em reportagens sobre as Olimpíadas de Beijing em 2008 e a segunda das distorções comerciais que existem mundo a fora no estilo "china in box'.


Achava que conhecia um pouco a culinária chinesa e não esperava que a mesa pudesse ser um local de aprendizado sobre a cultura desse país. Não podia estar mais enganado.


A começar, antes de falar especificamente sobre as comidas, vale dizer que aqui as refeições são repletas de ritos que dizem muito sobre esse povo. Em um banquete formal heranças do passado dinástico entram em cena, com o anfitrião sentando-se na cadeira que estivar melhor alinhada com a porta de entrada, deixando-o de frente para ela - seu lugar é marcado antes da chegada dos convivas com uma espécie de torre feita com um guardanapo de pano dobrado de forma distinta daqueles em outros lugares da mesa.


O convidado de honra senta-se à direita do anfitrião e a segunda pessoa mais importante do jantar à sua esquerda. Todas as comidas são coletivas e a ninguém é servido um prato individual. As travessas são dispostas sobre um grande disco giratório que fica sobre a mesa e as iguarias passam na frente de todos para serem apanhadas com os "kuaizi" (palitinhos em chinês). ......."



Para ler o texto na íntegra acesse o site: http://www.chaye.com.br/

2 comentários:

  1. Caio muito sucesso...Estou sentindo falta dos chás da tarde...volte logo com muitas novidades. Beijos

    ResponderExcluir
  2. huuuuuuuuuum que deliciaaaaaaaaaaaaaaa eu quero!!! :)

    ResponderExcluir