terça-feira, 10 de maio de 2011

Instituto Ascender - Tatiana Loureiro



Aproveitando o espaço gostaria de divulgar o lindo trabalho dessa minha amiga, Tati Loureiro. Recebi estes dias um e-mail dela que me comoveu bastante. A Tati criou um projeto social para ajudar a jovens e colaborar para a transformação social.



Segue o e-mail da Tati. Querida Boa Sorte e Parabéns!!



"Queridos Amigos,
Há um ano eu e uma parceira empresária, estamos elaborando um projeto social, fruto de um grande sonho. Em 1 de março, após muito trabalho e empenho, foi criado o Instituto Ascender.
Como muitos de vocês sabem, tenho uma fábrica e marca de sapatos e no ano passado mudei minha estrutura fabril para o Sul e com isso o espaço no qual funcionava a fábrica, em Osasco, ficou disponível. Juntando isso com o sonho de poder ajudar a jovens e colaborar para a transformação social, veio a idéia da criação de um projeto voltado para a capacitação de jovens para o mundo do trabalho.
Após três anos na fábrica, me deparei com uma quantidade imensa de jovens despreparados e sem oportunidades para o crescimento profissional devido a falta de preparo técnico e estrutura emocional. Jovens que abandonaram os estudos para subempregos, sem apoio familiar ou educacional que os permitissem buscar caminhos melhores.
Pensando nisso, surgiu a idéia de criar uma ONG, cujo objetivo seria justamente oferecer algumas ferramentas para que jovens em situação de vulnerabilidade social pudessem chegar ao seu primeiro emprego mais preparados (mais informados, sem abandono escolar, com um CV bem elaborado, com um projeto de vida estruturado...) e assim não perdessem oportunidades de crescimento.
Para que esse preparo viesse de forma prática, surgiu a idéia de usar a confecção de calçados como ferramenta para que esses jovens trabalhassem suas dificuldades profissionais (enfrentamento de obstáculos, trabalho em grupo, responsabilidade no trabalho...), além do fato de eu já possuir esse Know how e espaço fabril.
Além disso, após trabalhar em um abrigo (na época em que trabalhei como psicóloga) vi a necessidade de preparo dos jovens para a sua vida fora desse tipo de instituição, uma vez que só podem permanecer lá até os 18 anos. Por isso, os jovens moradores de abrigo foram incluídos como público alvo do projeto.
Sei que a vontade de ajudar e transformar é de muitos, por isso resolvi ter a iniciativa de convidá-los a participar desse sonho. Em anexo está a apresentação do projeto completa, indicando a forma que cada um de vocês poderá participar.
Para que o projeto possa ter início, precisamos ter a certeza que pelo menos o seu primeiro ano será viável, para que assim possamos selecionar os jovens. Além disso, após um ano de funcionamento o poder público também terá condições de nos apoiar.
Para que o projeto tenha início no segundo semestre de 2011, precisaria que os interessado em apoiar o projeto dessem uma resposta até 15 de maio.
Qualquer ajuda será bem vinda e me coloco à disposição para esclarecer dúvidas ou até mesmo marcar encontros para falar mais sobre o Instituto Ascender.
Muito obrigada!"




Tati Freire Loureiro




Segue abaixo o link onde vocês poderão baixar o conteúdo desse projeto: http://www.sendspace.com/file/xr32me .

Nenhum comentário:

Postar um comentário