quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dica feriado - MUSEU DO CATAVENTO - SP


Nas semanas em que estive em São Paulo, minha irmã Carol e seu namorado (Zedu) levaram meu filho Pedro e a Malu, sobrinha do Zedu ao museu Catavento. As crianças amaram....o Pedro voltou contando mil novidades. Adorou o trem, os animais....o balão...estava eufórico.
Para você que tem filho pequeno, adolescente ou até mesmo para adultos é um ótimo programa.
Instalado no Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro II, centro de São Paulo, é um espaço dedicado às ciências. 

Em uma área de 8 mil metros quadrados, o local conta com um auditório com 180 lugares, para cursos e palestras, e é dividido em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Com entrada, iluminação e sons diferentes, em cada uma delas há vídeos, painéis e maquetes como suporte didático. 

Mas o que deve saltar aos olhos das crianças é a interatividade que o Catavento proporciona, como girar uma manivela e iluminar uma pequena cidade, por meio de uma hidrelétrica em miniatura, e deixar os cabelos em pé, com auxílio de um gerador de energia estática. É possível ainda fazer uma viagem aos planetas, às luas do sistema solar e satélites que orbitam a Terra. 
 Divulgação
Museu Catavento - Seção Engenho
Algumas instalações interativas podem ser manipuladas sem ajuda, por meio de orientações em painéis, outras são coordenadas por educadores e monitores do local. Recomendado para crianças a partir de 6 anos, o Catavento tem atrações para diferentes faixas etárias. A seção sobre sexualidade, por exemplo, é restrita a adolescentes a partir de 13 anos. 

O museu integra o programa “Cultura é currículo”, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com o objetivo de proporcionar diferentes maneiras de aprendizagem para alunos da rede pública de ensino. 



Serviço: 

Catavento 
Onde: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, centro de São Paulo 
Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h) 
Quanto: R$ 6. Estudantes e idosos pagam meia 
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp 
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II 
Estacionamento: até 3 horas (somente para visitantes do Catavento): R$ 8 
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotiva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário