quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Versões mais saudáveis de: Brigadeiro e Paçoca

Estava lendo uma reportagem sobre comidas de infância e como substituir esses alimentos tão gostosos e repletos de memórias por opções mais saudáveis e resolvi compartilhar aqui no blog pois achei muito legal a idéia.

Em primeiro lugar quero dizer que sou super fã de um bom e clássico brigadeiro e não sou contra comer de vez em quando. O problema é quando isso vira rotina e quando vemos estamos "atracadas" numa panela de brigadeiro.
Tento me controlar pois senão faria uma receita por dia...daí depois não tem como reclamar das gordurinhas extras né? Devemos também ensinar e mostrar para nossos filhos que alimentação saudável não é um dia ou outro e sim TODO DIA, mas que "fugir" da rotina às vezes também não tem problema.

Brigadeiro de Aveia:
A aveia é rica em “beta-glucanas” um tipo de fibra solúvel que atua na redução do colesterol e regula o funcionamento intestinal. O cacau é um alimento rico em flavonóides, substancias antioxidantes que contribuem para saúde cardiovascular.

Paçoca de Soja:
A soja é rica em proteínas de boa qualidade (possui de 35 a 40% proteínas de alto valor biológico – contendo os 10 aminoácidos essenciais em teor adequado, exceto a metionina), é eliminadora de radicais livres por conter antioxidantes, possui ácidos graxos poliinsaturados (ômega 6 – ácido linoléico – e ômega 3 – ácido linolênico) e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas como A, C, E, complexo B. Além disso, possui fibras, que são de extrema importância para o funcionamento adequado do intestino e têm a capacidade de captar partículas maiores de gordura, levando-as a passar direto pelo intestino, sem serem absorvidas.
Segue as Receitas


Brigadeiro de Aveia
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de farinha de aveia
1 colher (sopa) de margarina light
1 colher (sopa) de cacau em pó
Aveia em flocos a gosto para decorar
1 lata de leite condensado


Modo de preparo:
Em uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, por
15 minutos ou até soltar do fundo da panela. Retire do fogo, coloque em um
prato e deixe esfriar. Modele as bolinhas, passe na aveia em flocos e
coloque em forminhas.

Nota: Você pode substituir o leite condensado comum por leite condensado de soja, mas fique atenta ao ponto para não queimar, porque muda um pouco.


Paçoca de Soja
Ingredientes:
½ xícara de chá de soja torrada sem casca
½ xícara de chá de amendoim torrado
1 ½ xícara de chá de aveia em flocos finos
2 colheres de sopa cheias de creme margarina light sem sal
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo


Modo de Preparo:
Triture a aveia, a soja e o amendoim, separadamente, em liquidificador até
atingir consistência de farinha. Misture todos os ingredientes em um
recipiente e sove até obter uma massa homogênea. Coloque as massas em forminhas
fundas. Retire delicadamente das formas. Sirva


Uma Dica!!
Prepare as receitas junto com as crianças, além de passarem um tempo juntas você poderá ensinar muitas outras coisas para elas como: contar, medir os volumes, leitura (receitas), aprender o estado físico dos ingredientes, paladar, olfato, visão, ajuda a desenvolver a coordenação motora, entre outros.

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário