quinta-feira, 25 de abril de 2013

Amamentação o Dilema: Livre Demanda ou Rotina de Horários

Dilema das mães
Estabelecer horários para as mamadas ou não? 

Eu não vejo problema em estabelecer os horários, pois quando tive o Pedro eu utilizei a Rotina de Horários, mas cada bebê é um... Então o que pode funcionar pra um nem sempre funciona para o outro. 

Hoje com a Anna vejo que a rotina dela é um pouco diferente. Sim, ela continua mamando de 3 em 3 (ou 2 em 2 horas), mas quando ela me solicita "dou o peito" pra ela. Muitas vezes o ato de sugar tem ajudado na eliminação de gazes da Anna e outras vezes ela quer somente o colinho da mamãe, o que eu tenho que tomar muito cuidado... pra não virar rotina.

Segundo diz o site bebe.com.br   a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) , recomenda a livre demanda.
Ainda segundo o que diz a matéria as vantagens da livre demanda são:
  • A criança perde menos peso após o nascimento
  • A produção do leite é mais adequada
  • Previne dor e endurecimento da mama congestionada
  • Controla a ansiedade do bebê
No site também diz que a amamentação regulada (de 3 em 3 horas) é mais indicada em casos onde a criança esta sendo alimentada por formulas porque a digestão dos leites industrializados é mais demorada e a criança se senta saciada por mais tempo.

Na verdade não existem regras, acredito que uma boa conversa com seu pediatra e principalmente uma "leitura" do comportamento do bebê ajudam muito nessa decisão.

Beijos,

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário