quinta-feira, 20 de junho de 2013

Atum com Crosta de Gergelim

Aproveitando o feriado de aniversário de Ribeirão Preto resolvi "colocar a mão na massa" e ir para a cozinha. Resolvi fazer uma receita de Atum com Crosta de Gergelim que eu amo de paixão. A receita é do famoso restaurante Paulistano RASCAL.

A sobremesa , Bombom de Uva na Taça, foi o maior sucesso, receita de uma amiga querida, e super fácil de fazer. Vou colocar depois aqui passo a passo.

Estes molhos são deliciosos e ficam bom com qualquer peixe.
Ingredientes
 
Atum
1 peça inteira de atum fresco (500g)
3 colheres (sopa) de pimenta branca
5 colheres (chá) de coentro em grãos
5 colheres (sopa) de gergelim branco
5 colheres (sopa) de gergelim preto
Azeite extra-virgem a gosto
Sal a gosto
Molho picante
60ml de água
60ml de molho de soja
1 1/2 xícara (chá) de cebolinha
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de pimenta vermelha
2 colheres (sopa) de alho picado

Molho agridoce
1 xícara (chá) de vinagre balsâmico
1/2 xícara (chá) de saquê
10 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Atum
Em um recipiente, misture a pimenta branca em grãos com o coentro amassados e os gergelins branco e preto levemente pré torrados. Reserve.
Tempere a peça inteira de atum salpicando um pouco de sal. Em seguida, envolva o peixe na mistura de gergelim. A peça deve ficar empanada por completo.
Em uma frigideira grande, aquecida e andiaderente, jogue um fio de azeite. Leve o atum para grelhar. O segredo está justamente nessa etapa. A peça de atum deve ficar no fogo alto por cerca de um minuto de cada lado. Se ultrapassar esse tempo, o gergelim vai queimar e ficar com gosto de tostado. Além disso, a proposta é deixar o atum cozido na sua camada externa e cru por dentro.

Molho picante
Em uma panela, adicione o saquê, a água e o molho de soja. Em seguida, coloque o gengibre ralado, a pimenta vermelha picada, o açúcar, a pimenta branca moída, o alho e a cebolinha. Deixe em fogo médio durante um minuto até levantar fervura.
Molho agridoce
Em uma panela, misture o vinagre balsâmico com o saquê e o açúcar. Leve ao fogo médio e espere reduzir até a metade 10 a 15 minutos. No final, o resultado é um molho parecido com caramelo.

 Veja neste vídeo passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário