segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Coluna Semanal Lícia Sanchez Vendruscolo: Você conhece os benefícios da Beterraba?

Bom Dia Queridos,

A maioria dos meus pacientes descriminam a beterraba com medo de engordar.... E vocês??? O que pensam dela?
A verdade é que a beterraba vermelha é confundida com uma outra variedade, a beterraba açucareira (branca), a partir da qual se extrai o açúcar. No entanto são variedades com características diferentes.

Apesar de a beterraba vermelha ter um conteúdo de hidratos de carbono da ordem dos 5%, o que lhe confere um sabor adocicado, é pobre em calorias. É constituída pela raiz e pelas folhas, que também podem ser comidas cozidas - embora normalmente se coma apenas a raiz.

Devem ser cozidas com a casca e descascadas posteriormente, para não perder tanta vitamina para a água.

A cor vermelha intensa deste vegetal é devido a um pigmento chamado betacianina.
Do ponto de vista nutricional são uma excelente fonte de ácido fólico (em pickles, o teor de vitaminas e minerais diminui bastante). Ferro, vitamina C e a riqueza em potássio tornam este alimento útil na normalização da tensão arterial. Contém fibras solúveis que ajudam a baixar os níveis de colesterol total e LDL (mau colesterol), implicados no risco acrescido de doenças cardiovasculares.

Os carotenóides e flavonóides existentes na beterraba também ajudam a evitar que o colesterol LDL e que as paredes das artérias sejam danificados e oxidados pelos radicais livres. Essa propriedade antioxidante protege igualmente a ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

Os naturopatas acreditam que as beterrabas estimulam o sistema linfático e fortalecem o sistema imunitário. As qualidades purificadoras da beterraba, bem como a estimulação do fígado, dos rins, da vesícula, do baço e dos intestinos, são algumas das propriedades reconhecidas pelos naturopatas.

O suco de beterraba fresca é um excelente tonificante e purificador do sangue e tem sido atribuído valor como estimulante do fígado e auxiliar da digestão.
Fonte: Centro Vegetariano
 Lícia Sanchez Vendruscolo
   nutricionista FUNCIONAL  
Espaço Sallus: Rua Canesin, 181, Ribeirão Preto - SP, (16) 3623-1855
Blog: http://nutricionistaliciavendruscolo.blogspot.com/


Segue uma receita maravilhosa utilizando a beterraba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário