quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

1001noites

Este jantar cheio de aromas e sabores exóticos, com influências marroquinas, pode ser quase todo preparado no dia anterior. Assim, na hora, você só tem que se preocupar em libertar a Sherazade que existe em você! 
Para começar, damascos recheados com cream cheese fazem uma combinação perfeita de sabores e texturas. Very sexy! A entradinha serve para dar o tom quente da noite: camarões no espeto à moda Cajun. Por isso, tenha bastante bebida à disposição. Cerveja, vinho branco ou espumante para a primeira etapa do jantar. 
O prato principal, um aromático cordeiro marroquino, fica ainda mais gostoso se preparado no dia anterior. Para acompanhá-lo, cuscuz marroquino é obrigatório. Por conta do sabor marcante do cordeiro, sirva um vinho tinto, junto com o prato principal.. 
A musse de chocolate preto e branco será nada mais nada menos que a melhor musse que seus convidados terão provado na vida. Quer mais?


Damasco com cream cheese

Serve: 6 pessoas

Ingredientes
300 g de damascos
150 g de cream cheese
3colheres (sopa) de sementes de papoula 
ou de castanha-de-caju triturada

Modo de Preparo

1. Corte os damascos horizontalmente até a metade para que possam ser recheados.

2. Coloque cerca de uma colher (chá) de cream cheese no meio de cada damasco e 
aperte levemente. Com a própria colher, alise a borda de cream cheese.

3. Num prato, espalhe as sementes de papoula ou as castanhas-de-caju trituradas. 
Empane cada damasco pressionando o lado do cream cheese.

4. Arrume os damascos recheados num prato de maneira harmoniosa. 
Sirva imediatamente ou leve à geladeira.




Camarão no espeto à moda cajun




Serve: 6 pessoas

Ingredientes
18 camarões grandes limpos
2colheres (sopa) de azeite de oliva
1dente de alho picado
1/2colher (chá) de cominho em pó
1/2colher (chá) de orégano
1colher (chá) de páprica picante
1/2colher (chá) de tomilho seco
1pitada de pimenta-de-caiena
1pitada de pimenta-do-reino
sal a gosto
6 espetos de madeira
folhas verdes, como alface romana e rúcula
2colheres (sopa) de suco de limão 
4colheres (sopa) de azeite


Modo de Preparo

1. Coloque os camarões em numa tigela. Adicione os outros ingredientes, menos as folhas verdes, o suco de limão e as 4colheres (sopa) de azeite. Misture bem e cubra com filme. Leve à geladeira e deixe marinar por 1hora.

2. Numa tigelinha menor, misture o suco de limão com as 4colheres (sopa) de azeite e tempere com sal. Reserve o molho para temperar as folhas verdes.

3. Retire os camarões da geladeira e coloque 3em cada espeto.

4. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo alto. Quando aquecer, doure os espetinhos de camarão por cerca de 1minuto de cada lado.

5. Divida as folhas em 6 pratos, tempere com o molho de limão e azeite. Coloque um espeto de camarão sobre cada cama de verdes e sirva imediatamente.


Cordeiro marroquino

Serve: 6 pessoas

Ingredientes
700 g de paleta de cordeiro em cubos
1/2xícara (chá) de grão-de-bico
1folha de louro
2colheres (sopa) de folhas de coentro
1cebola pequena
1/3xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
4colheres (sopa) de azeite de oliva
11/2colher (chá) de farinha de trigo
1colher (chá) de cominho em grãos
1/2colher (chá) de páprica picante
1/2colher (chá) de canela em pó
2colheres (sopa) de raspas de limão
11/2xícara (chá) de caldo de carne ou de água
1colher (sopa) de mel
sal e pimenta-do-reino a gosto
amêndoas laminadas e uvas-passas para decorar

Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque o grão-de-bico, a folha de louro, sal a gosto e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por 50 minutos ou até os grãos ficarem macios, mas cuidado para não deixar desmanchar. Escorra a água e reserve o grão-de-bico.

2. Sob água corrente, lave bem o coentro.

3. Numa tábua, corte a cebola na metade e as metades, em fatias bem finas.

4. Pique fino as folhas de coentro e as azeitonas, em pedaços.

5. Numa tigela, coloque a carne e tempere com sal e pimenta-do-reino.

6. Numa panelinha, aqueça o caldo de carne (ou a água).

7. Leve uma panela grande com 2colheres (sopa) de azeite ao fogo alto. Quando esquentar, abaixe o fogo para médio e coloque uma porção pequena de carne. Deixe fritar até dourar. Com uma escumadeira, retire os cubos de carne e transfira para um recipiente. Coloque mais 1colher (sopa) de azeite na panela, deixe aquecer e repita a operação. Se você colocar toda a carne de uma só vez, ela vai soltar muita água e ficar dura.

8. Na mesma panela, acrescente mais 1colher (sopa) de azeite. Coloque a cebola, mexa com uma colher de pau e deixe refogar por 2minutos. Junte a farinha e mexa por mais 2minutos. Volte a carne para a panela e adicione o cominho, a páprica, a canela e o caldo de carne. Coloque o mel e as azeitonas. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

9. Ao final do cozimento, junte o grão-de-bico, o coentro, as raspas de limão e verifique os temperos. Desligue o fogo e sirva a seguir. Decore, polvilhando com as amêndoas laminadas e as uvas-passas.


Cuscuz marroquino com legumes


Serve: 6 pessoa

Ingredientes
4xícaras (chá) de cuscuz marroquino
2cenouras médias
1pimentão verde
2cebolas roxas
3xícaras (chá) de tomate-cereja
4xícaras (chá) de caldo de legumes
4colheres (sopa) de azeite de oliva
4colheres (sopa) de salsinha picada
4colheres (sopa) de hortelã picada

Modo de Preparo

1. Lave bem os legumes sob água corrente.

2. Numa tábua, corte a cenoura, o pimentão e a cebola em cubinhos de no máximo 2cm. Corte os tomates ao meio. Reserve.

3. Numa panelinha, aqueça o caldo de legumes. (Se for usar cubo, dissolva apenas 1em 4xícaras de água.) Quando ferver, acrescente os legumes e deixe cozinhar, em fogo alto, por 5minutos com a panela tampada.

4. Numa tigela grande, coloque o cuscuz marroquino e regue com o caldo quente de legumes. Tampe a tigela com um prato para o cuscuz hidratar e cozinhar no próprio vapor. Quando esfriar, solte o cuscuz com um garfo. Adicione os ingredientes restantes e misture bem. Sirva quente ou à temperatura ambiente.







Musse de chocolate preto e branco


Ingredientes

4gemas
85g de chocolate meio amargo
1/2xícara (chá) de açúcar
6 colheres (sopa) de cacau em pó
125g de manteiga
1colher (chá) de conhaque
250 ml de creme de leite fresco
170 g de chocolate branco


Modo de Preparo

1. Numa tábua, apóie a barra de chocolate branco com a parte lisa para cima. Com uma faca afiada, raspe o chocolate até obter um punhado de raspinhas que servirão para decorar a musse. O restante, pique em pedaços pequenos. Reserve.
2. Pique o chocolate meio amargo e derreta-o em banho-maria ou no forno de microondas. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e encaixe uma tigela com o chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela.
3. Na tigela pequena da batedeira, coloque as gemas e o açúcar e bata em velocidade alta por 3minutos ou até obter uma gemada pálida e volumosa. Reserve.
4. Numa panelinha, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, retire do fogo, acrescente o cacau em pó e o conhaque e misture bem.
5. Numa tigela, junte o chocolate derretido, a gemada reservada e a manteiga com cacau e misture com um batedor de arame.
6. Na batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata por 1minuto em velocidade alta ou até que o creme comece a engrossar, mas não deixe chegar ao ponto chantilly. Misture delicadamente ao creme de chocolate até obter uma mistura homogênea.
7. Misture o chocolate branco picado à musse, transfira para o recipiente onde será servido e polvilhe com as raspas de chocolate branco. Cubra com filme e leve à geladeira por no mínimo 3horas. Sirva a seguir. Se quiser, decore com frutas como cerejas, morangos ou físalis. 





Receita retirada do livro da Rita Lobo-Cozinha de Estilos.





Um comentário:

  1. Hum, me interessei por esse corediro marroquino... Tudo bem, "que pena dos cordeirinhos", mas deve ser uma delícia.
    Pena que eu não sei cozinhar e que a última coisa que a minha namorada Edna Bebê vai fazer da vida é cozinhar pra mim, ahaha.

    De qualquer forma vou anotar a receita pra tentar fazer na páscoa.

    ResponderExcluir