quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um Desabafo - American Apparel e Modelo Plus Size


A marca American Apparel está causando polêmica no complexo mundo plus size e no mundo da moda também. Eu fiquei revoltada quando soube e achei uma afronta a todas as gordinhas (para o padrão de hoje estabelecido) do mundo.


Afinal o que está acontecendo? A marca decidiu lançar um concurso procurando modelos plus-size. No site oficial da marca existe eles explicam que precisam de mulheres com "excesso" para modelar suas peças, recentemente disponíveis na numeração GG. O concurso é chamado The Next Big Thing (A próxima grande coisa, em tradução livre). 

Como participar? É só enviar  duas fotografias recentes de si mesma, uma que mostra claramente o rosto e outra do corpo. E a selecionada será levada para a sede da marca em Los Angeles para se tornar a The Next Big Thing.

Mas afinal o que está revoltando todo mundo? O grande problema é que para a marca uma modelo plus size veste manequim 44, o que é considerado pequeno pelas modelos plus size e pelas mulheres do mundo todo.

Onde chegamos? Tamanho 44 ser considerado PLUS SIZE é um fim do mundo, e as mulheres que vestem tamanhos superiores? O que elas são. O padrão de beleza estabelecido hoje é feito para uma parcela mínima da população. Não são todas as mulheres que podem vestir 36/38. 
Pensando nisto, uma das candidatas ironizou o concurso enviando fotos onde ela aparece engolindo um frango inteiro, sorvetes e outras dizendo que não consegue para de comer.

Quem é esta mulher? Seu nome é Nancy Upton e em uma entrevista ao site Jezebel a modelo explica: “Eu pensei imediatamente, baseado na forma que estava escrito, Uau, eles realmente tem zero respeito por mulheres plus-size. Eles vão colocar elas numa fila que nem gado e fazer trocadilhos sobre elas até ficarem azuis de raiva. (…) Não seria genial responder num tom sarcástico de ‘Obrigada por nós deixar brincar, deixa eu só eu tentar largar a pizza antes’”. 
Com essa atitude, a modelo Nancy Upton está ganhando a competição.


Vamos ajudá-la? É só entrar no site da marca e votar.

 
As fotos de Nancy Upton

Revoltante não é mesmo?
Beijos

2 comentários:

  1. Revoltante né gente? Realmente onde manequim 44 é considerada gorda assim fica dificil e cada vez mais meninas com disturbios alimentares.
    Apoiado,
    Tha

    ResponderExcluir
  2. Thalita, concordo com você. Quando fiquei sabendo desta história fiquei imaginando o que passou na cabeça de milhares de meninas e mulheres que usam manequim 52, 56,....etc, afinal qual padrão seguir? O da ditadura das Barbies ou a realidade, onde a maioria das mulheres não usam manequim 34? É muito difícil.
    beijos e obrigada pelo seu comentário.

    ResponderExcluir