terça-feira, 14 de maio de 2013

Polêmica do dia... A atriz Angelina Jolie, foi submetida a uma dupla mastectomia preventiva.


Polêmica do dia... A atriz Angelina Jolie, foi submetida a uma dupla mastectomia preventiva – cirurgia de retirada dos seios – após a descoberta de uma mutação genética que aumentaria a probabilidade de ter um câncer de mama e de ovário


Essa decisão é muito polêmica e drástica... Na minha opinião ela deve ter sofrido muito com a perda da mãe e com o processo todo do câncer vivido por ela, mas mesmo assim, retirar os seios é meio traumático não é?


Mas pensando bem conheço várias pessoas que retiraram o útero porque não queriam mais menstruar... pra mim é a mesma coisa. É uma mutilação do corpo. Cada uma tem seus motivos, estéticos, genéticos, etc... Cada um sabe o que deve ou não fazer com o próprio corpo, mas a pergunta é: ONDE VAMOS PARAR?


Confesso que fiquei com um pouco de medo... onde vamos parar, meu deus? Será que vamos fazer testes genéticos pra tudo? Pretendemos virar seres humanos perfeitos, sem doenças, sem problemas?


Angelina foi submetida à técnica "nipple delay", um tipo de cirurgia plástica para que a mastectomia não danifique esteticamente o mamilo. "Isto causa um pouco de dor e um montão de hematomas, embora aumente as chances de salvar o mamilo", afirmou a atriz. De acordo com ela, os procedimentos médicos em torno dessa cirurgia foram concluídos no último dia 27 de abril, um período que Jolie continuou trabalhando. Duas semanas depois, a atriz foi submetida à cirurgia maior, uma operação na qual se extrai o tecido mamário e que pode ter durado oito horas. Nove semanas depois, a cirurgia final reconstruiu os seios com um implante. 


"Desejava escrever isto para explicar às mulheres que a decisão de ser submetida a uma mastectomia não foi fácil. Mas, agora estou muito satisfeita. Minhas possibilidades de desenvolver um câncer de mama se reduziram de 87% para menos de 5%. Agora, posso dizer a meus filhos que não vão me perder por causa de um câncer de mama", disse. 


"Decidi não manter minha história em segredo porque há muitas mulheres que não sabem que poderiam estar vivendo sob a sombra do câncer. Tenho a esperança que elas, também, sejam capazes de realizar exames genéticos e que, se tiverem um alto risco, saibam que há mais opções".

E vocês o que acharam da decisão da atriz?

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário