segunda-feira, 12 de março de 2012

Shantala: Um momento Especial entre a Mãe e seu bebê

Quando o Pedro nasceu e até hoje eu faço massagens nele. Ele adora e acaba sendo um momento muito especial para nós dois. Não cheguei a fazer o curso de Shantala, mas morro de vontade de fazer. Tenho amigas que fizeram e amaram e praticam bastante com seus bebês.

A Shantala é uma massagem indiana milenar, tão antiga que não se sabe precisar a sua origem.
É muito comum na Índia encontrar em ruas e praças públicas mães massageando os seus bebês, como num hábito cotidiano de cuidado e carinho. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.

Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança (Denise Gurgel, 2009).

Shantala é realizada com o bebê desnudo, sobre as pernas estendidas da mãe, num local tranqüilo e aquecido. Pode-se usar óleo para facilitar o deslizamento das mãos.

A massagem dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade do bebê e aceitação ao toque. Pode-se iniciar Shantala em qualquer faixa etária e deverá ser realizada até que ambos queiram.

Veja abaixo algumas fotinhas
Em Ribeirão Preto me indicaram o "Despertar do Parto" como um lugar bem bacana para fazer este curso, além disso eles também possuem aula de Yoga para Gestantes e outros serviços também. Entre no site e confira: http://www.despertardoparto.com.br/

Beijos e Boa Semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário